O Segredo do Sucesso de Jesus

Março 26, 2018 at 10:34 pm

Os judeus esperavam que o Messias fosse um grande Rei, o Libertador que iria salvá-los da opressão dos reinados e impérios que os subjugavam há muito tempo. Pedro esperava que Jesus fosse mais forte, mais cheio de atitude. Foi ele quem repreendeu Jesus quando este o disse que iria morrer na cruz. Maria queria que Jesus realizasse o milagre no tempo dela. Afinal Jesus não tinha visto que havia acabado-se o vinho  da festa? Tiago e João pressionaram Jesus a escolhê-los como seu braço direito. Nos momentos de maior agonia e dor que uma pessoa pode experimentar, Jesus foi tentado pelos soldados a provar quem ele era. “Você não é o filho de Deus? Você não é aquele que realizava milagres? Se você é tudo isso mesmo, por que não salva a você mesmo?”

 

Se lermos os evangelhos, vamos perceber que durante toda a caminhada de Jesus aqui na terra, as pessoas esperavam algo dele. Esperavam que ele fosse alguém que iria suprir sua expectativas, sua visão de como eles achavam que um Messias deveria ser. Cada um deles tinha suas próprias ideias e desejos de como Jesus deveria agir, se comportar e resolver os problemas. Mas nenhum deles entendia quem Jesus realmente era e o que veio fazer.

 

Jesus, no entanto, nunca se deixava levar pelas expectativas dos outros ao seu respeito. Sua vida não era guiada pelo que os outros esperavam dele nem tão pouco pelas oportunidades que apareciam na sua frente. Sua vida era guiada por um propósito. Jesus tinha um propósito claro para sua vida.

 

Pilatos queria saber quem ele era. Pilatos queria que ele se justificasse. Para alguns, talvez, aquele seria o grande momento da vingança de Jesus contra aqueles que o perseguiam. Mas Jesus se calou. Ele não estava procurando uma oportunidade para se defender, para levantar a voz. Ele sabia quem era e seu propósito, por isso não se deixava levar pelas circunstâncias ou opinião dos outros a seu respeito.

 

Esses dias lia o Evangelho de Marcos com meus filhos. Estava meio distraída enquanto um deles fazia sua parte da leitura até que ele leu: “Mestre, disseram, sabemos que dizes a verdade sem hesitações, e que não te deixas arrastar pelas opiniões dos homens, antes ensinas com fidelidade os caminhos de Deus…” (Marcos 12:14 – O Livros).  Na versão New King James diz:  He cares about no one… Não se importa com ninguëm…

 

Quando ouvi as palavras “não te deixa arrastar pelas opiniões dos homens” , entendi o segredo do sucesso de Jesus. Mesmo pessoas não cristãs admitem que Jesus foi um homem de sucesso. Ele marcou a história em tempos que não existiam aviões, televisão e nem internet para espalhar sua mensagem. Contamos o tempo antes e depois de Cristo. E este homem, que deixou uma marca tão profunda na história, não se importa com a opinião dos homens.

 

Jesus não almejava se tornar o Rei que iria governar a nação de Israel para agradar os Judeus, tão pouco prometeu para João e Tiago o que eles queriam ouvir. Embora honrasse sua mãe, ele não deixou que ela controlasse suas decisões. Ele não precisou provar nada para aqueles soldados nem para a multidão que exigiam que ele provasse quem era quem disse que era.

 

Jesus amava profundamente as pessoas. Ele tinha compaixão e misericórdia. Ele sofria com suas dores, chorava com seus amigos, se preocupava se eles teriam o que comer ou não. Jesus nos ensinou que amar não significa viver para corresponder as expectativas que os outros têm a nosso respeito. O amor de Jesus foi demonstrado quando ele não mudou quem era nem seu propósito para agradar os outros. O amor de Jesus foi demonstrado quando ele decidiu seguir firme naquela cruz mesmo quando a multidão gritava : salve-se a si mesmo! Ele poderia ter salvo a si mesmo. Ele podia ter dado para aquelas pessoas o que elas queriam. Mas ele escolheu continuar firme no seu propósito. Ele escolheu o caminho mais difícil. Aquele que não traz aprovação popular nem aplausos. A história de Jesus poderia ter sido diferente, mas ainda bem que não foi!

 

Gostou? Siga-nos no instagram @blogmamaereal ou no https://www.facebook.com/blogmamaereal/

 

 

Share Button