Desanimada com o Comportamento do seu Filho? Mude os óculos!

Fevereiro 25, 2014 at 11:40 pm

843998_43334525Sabe aquela característica do teu filho que te deixa louca? Pode ser o gênio forte, misturado com a vontade de ter tudo do jeito que ele quer. Pode ser que você tem um outro que é chorão, fica triste e chateado por qualquer coisa e já corre pra debaixo da saia da mãe pra lamentar; ou talvez seja uma linda menina mas que adora manipular e persuadir até conseguir que as coisas saiam do jeitinho que ela quer! Ou um adolescente que a única coisa que faz é trazer problemas.

Por mais que amemos nossos filhos, certas características que vemos neles são díficeis de lidar, e além de nos deixar cansadas, sem ter idéia de como reagir, chegam a nos preocupar com relação ao futuro. Quantas vezes me peguei pensando: se este menino bate o pé e quer decidir tudo agora, imagine como será a minha vida (e a dele) quando for adolescente. As vezes me sentia exausta e até desanimada com relação a discipliná-los e ensiná-los. Até que um belo dia, comecei a ler um livro sobre educação de filhos (Raising children without going insane) e uma das perguntas da autora Jane Evans era: “o que você vê em seu filho”?

Naquele momento, foi como se eu tivesse colocado um óculos de grau e minha visão tivesse sido reajustada. Em vez de ver um menino de gênio forte e mandão, passei a ver um homem que será um líder. Em vez de ver uma outra criança como chorona  e sentimental, passei a ver um adulto sensível, com espírito gentil, capaz de se comover com a dor dos outros. Em vez de achar que aquela menina é manipulativa, passei a ver uma mulher que é uma estrategista, com grande poder de negociação.

Resumindo: tirei o foco do “material bruto’ com o qual estou trabalhando e comecei a olhar com esperança, alegria e fé para o “produto final”.  Imagino que você já tenha ouvido falar dos diamantes.  Eles são retirados das minas no estado bruto, e antes que se transformem em uma linda jóia, precisam passar por vários estágios. O diamante já é um diamante, mas precisa ser lapidado e polido para brilhar e atingir o máximo do seu potencial. Um site sobre pedras preciosas descreve o processo: “Cortar e polir um diamante bruto de tamanho grande pode levar mais de  um ano. O especialista precisa de extrema paciência, arte, e nervos de aço. Cada diamante tem suas próprias peculiaridades”.  Extrema paciência, arte e nervos de aço? Cada um tem suas próprias peculiaridades? Me parece uma descrição muito precisa do nosso trabalho como mãe!

Quando vemos nossos filhos como pessoas com um valor imensurável, muito mais preciosos do que o mais caro dos diamantes, e entendemos que eles precisam de nossa ajuda para atingirem o seu potencial máximo, fica menos difícil lidar com certas características que nos deixam loucas. Já não vejo meu filho como um menino desobediente, que me enfrenta. Vejo meu filho como um líder que está sendo formado. Isto não significa que vou deixá-lo fazer o que quiser, pelo contrário. Significa que vou me esforçar para trabalhar com ele nos seus pontos fortes e fracos, disciplinando-o, amando-o e incentivando-o para que ele possa alcançar o auge do seu potencial. Já não disciplino meu filho simplesmente porque ele está me tirando do sério e perdi a cabeça, mas disciplino em amor, com um objetivo claro: lapidá-lo para que ele se torne um homem de valor e para que possa encontrar o propósito para qual ele foi criado!

Para finalizar, me lembro da história de Moisés, quando recém-nascido. O rei, por medo, fez um decreto para que os recém-nascidos fossem mortos.  No entanto, a mãe de Moisés, ao olhar para ele, viu nele beleza e viu que ele não era uma criança ordinária, por isso o protegeu e escondeu (Êxodo 2 e Hebreus 11:23). A mãe de Moisés olhou para ele e viu a beleza de uma criança, seu filho querido. Ela também via, pelos olhos da fé e da esperança, que seu filho tinha uma missão a cumprir. Por causa disso,  além de salvar a vida do filho, o nome dela está escrito no capítulo da Bíblia que conta um pouco sobre a vida dos heróis da fé (Hebreus 11)!!! E eu, e você, como temos olhado para nossos filhos? Temos visto somente o negativo? Será que necessitamos de  novos óculos?

Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum, e não temeram o decreto do rei.

Êxodo 2:23

Tem acompanhado o blog? Curta nossa página no facebook!

Share Button