O melhor presente que você pode dar para o pai dos seus filhos!

Agosto 8, 2014 at 2:54 am

Uma das minhas frases prediletas quando se trata de casamento e criação de filhos é: “A coisa mais importante que um pai pode fazer pelos seus filhos é amar a mãe deles”, de Theodore Hesburgh. Gosto muito desta frase, e vejo muita verdade nela! Meus filhos acham o máximo quando o papai chega do trabalho e antes de abraçá-los, dá um beijo na mamãe! Também ficam todo animados quando papai compra um presente ou traz flores! O mais bonitinho, no entanto, é quando meu marido vem me abraçar e eles entram no meio das nossas pernas, empurrando-o com toda força e dizendo: “sai papai, essa é a minha mamãe”. Pensando bem, acho que ser a única mulher em uma casa cheia de homens até tem suas vantagens!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Bem, mas refletindo sobre esta frase, me perguntei: se amar a esposa é um dos maiores legados e exemplos de um pai para seus filhos, qual seria então um importante presente que uma mãe poderia dar aos seus filhos e também ao seu marido? A resposta encontrei aqui: “Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.” Efésios 5:33

Respeito: este é o maior presente que podemos dar aos nossos maridos e também aos nossos filhos, pois se nossos filhos notarem, através do nosso exemplo, que respeitamos nossos maridos, estarão muito mais propensos a respeitá-lo como pai e líder da casa e também estarão aprendendo um padrão positivo para suas próprias famílias que virão a constituir lá no futuro!

O Dr Emerson Eggerichs e sua esposa Sarah (autores do livro Amor – o que ela mais deseja – Respeito – o que ele mais precisa) fizeram uma pesquisa com 7000 pessoas e a pergunta era: quando você está em um conflito com seu esposo ou esposa, você se sente não amado ou não respeitado? 83% dos homens responderam desrespeitados, enquanto que 72% das mulheres responderam não amada!

Nós mulheres podemos não saber disso, pois vemos os homens como fortes e seguros, mas a pesquisa revelou que 75% dos homens se veêm como fracassados e que o tempo todo lutam com vozes internas lhes dizendo que eles são perdedores.

Não será por isso que a Bíblia nos indica a tratar com todo o respeito nossos maridos? Será que as lutas, humilhações e desrespeito lá fora já não são suficientes?

Mas se para nossos maridos é tão importante o respeito, o que significa respeitar?  A definição é:  respeito demonstra um sentimento positivo de estima por uma pessoa ou para uma entidade (como uma nação, uma religião, etc.) e também ações especificas e condutas representativas daquela estima.

Nossos maridos precisam primeiramente saber que temos um sentimento positivo de estima para com eles. Eles tem a necessidade emocional de saber que são admirados nas funções que desempenham – provedores, protetores e líderes. Nosso respeito precisa então ser demontrado em atitudes e palavras na intimidade do nosso lar, na frente dos nossos filhos e também diante de amigos e estranhos!

Aí você pode me perguntar: é fácil falar, mas meu marido não merece meu respeito! Só vou respeitá-lo quando ele mudar!

É verdade que muitos homens não aprenderam a amar suas esposas como a si mesmo, como diz o versículo que lemos, mas a verdade é que por mais esforço que façamos, não temos poder pra mudar o íntimo de um ser humano. Podemos sim, pelo poder do Espírito Santo, mudar a nossa resposta com relação a atitude das outras pessoas, e isto pode fazer toda a diferença. Já contei para vocês como certa vez tive a convicção de que minha reação a certa dificuldade do meu marido era muito mais prejudicial à nossa família do que a atitude dele em si. (se quiser saber esta história leia  Como meu marido reagiu quando eu bati o carro)

Outro palestrante e autor famoso, o Dr Mark Gungor, nos dá um conselho: “Mulheres, não ignorem a necessidade que seu marido tem por respeito. Quando você desrespeita seu homem sendo mandona, ridicularizando-o, ignorando-o ou mandando nele, isto irá machucá-lo. Mas não me entenda mal: Respeitar seu marido não significa que você não pode ajudá-lo a melhorar. Você só precisa ser inteligente com relação a isto. Se você quer que seu marido aja diferente no relacionamento, você terá que deixar os insultos de lado e terá que aprender a ter por ele um respeito incondicional” (Mark Gungor, no artigo “A Husband’s Greatest Need: Respect”, publicado no site www.crosswalk.com).

Termino com uma linda história de uma mulher que estava decidida a honrar seu marido, mesmo achando ele um estúpido: Durante anos, aquela mulher teve problemas em seu casamento e dizia coisas negativas do seu marido para todos, inclusive suas filhas, o tempo todo. Até que um dia ela fez algo completamente louco: comprou uma pequena caixinha de prata e decidiu que escreveria ali palavras de encorajamento para seu marido. A situação entre eles estava tão terrível que suas filhas disseram: “por que você vai fazer isso, ele não merece.” Mesmo assim, ela não desistiu da idéia, comprou a caixinha e foi para casa, disposta e encher aquela caixa de coisas boas que ela via em seu marido, embora o único sentimento que ela tinha naquele momento era ódio por aquele homem que tinha tornado a vida dela miserável! Ao chegar, foi ao banheiro e ficou pensando no que deveria escrever, e a única coisa boa que podia pensar sobre seu marido é que ele parava no posto de gasolina e abastecia o carro dela, assim ela não precisaria fazê-lo. Ela escreveu, colocou na caixinha e ao deitar-se na cama disse ao marido: Obrigado por abastecer meu carro. Ele respondeu: Obrigado por notar. E assim se passaram meses, ela tentando encontrar coisas positivas no marido para escrever, colocar na caixinha e dizer a ele. O clima da casa começou a mudar, a paz voltou a habitar naquele lar e as filhas começaram a ter uma titude positiva com relação ao pai. Até que no dia do ano novo, ela entregou a caixinha com todas as coisas que tinha escrito ao seu marido, mais de 200 papéis! Até aquele momento, ele não sabia da caixinha de elogios, mas ele sabia que algo havia mudado naquela casa e em sua esposa.” (Esta é a história de Pamela Dowd, retirada do livro O amor é um verbo, que super indico para todas as esposas e mães que querem aprender na prática a amar seus maridos e filhos.)

Gostou? Dê um curtir na nossa página do face para se conectar com outras mamães reais!

“Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos”. Provérbios 14:1

 

 

Share Button