Ensinando nossos filhos a serem agradecidos

Novembro 27, 2014 at 4:24 am

Hoje é Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) aqui nos Estados Unidos. Este é um dos maiores feriados comemorados aqui.

Se você tem o hábito de ler a Bíblia, já deve ter notado vários textos que falam sobre ser agradecido em todos os momentos, e muitos outros textos falando de como a murmuração e a reclamação são o oposto de um coração grato.

Pois bem, mais do que celebrar um dia no ano de ação de graças, estamos tentando, como família, viver um estilo de vida que preza pelo coração grato.

Por que queremos ensinar nossos filhos a serem gratos? Porque a Bíblia nos ensina isto (Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus – 1 Tessalonicenses 5:18). Também porque estudos apontam que pessoas agradecidas são mais felizes e bem-sucedidas, e porque o senso comum nos diz que é muito melhor estar ao redor de pessoas agradecidas do que com pessoas reclamonas.

KIMG0124E como ensinamos isto? Primeiramente, buscando ser o exemplo. Nossos filhos estão com os olhinhos e ouvidinhos bem abertos e se ficamos reclamando o tempo todo da roupa pra lavar, da comida pra fazer, do maridão e dos vizinhos, certamente este será um comportamento que eles irão seguir. Esses dias recebi uma amiga para jantar. Pela tarde, depois de limpar toda a cozinha e o chão, fui fazer um pudim para esperá-la. Os meninos quiseram ajudar e por acidente quebraram o liquidificador com todo o líquido dentro, que escorreu por tudo. Na hora eles arregalaram os olhões esperando pra ver minha reação. Tenho visto que minha irritação e reclamação quando as coisas não saem do jeito que imaginava não resolvem meu problema, então controlei minha língua pra não reclamar e disse a eles que estava tudo sobre controle e que a mamãe iria cuidar da bagunça e dos cacos de vidro espalhados por todo lado.

 

A outra forma que os ensinamos sobre gratidão é com brincadeiras. Antes de dormir ou na mesa, cada um tem a chance de agradecer a Deus ou a um membro da família por algo que aquela pessoa fez naquele dia. Por exemplo: eu agradeço o Ian por ter buscado a fralda do bebê quando a mamãe pediu. As crianças aprendem a reconhecer o que outros fazem por elas e também gostam quando recebem um muito obrigado.

Por último, ensinamos-os a ver as circunstâncias de uma maneira diferente na hora em que elas acontecem. Quando vamos ao parque ou a uma festinha, por exemplo, o Josh sempre reclama na hora de ir embora, mesmo com todos os 5 minutinhos de aviso que damos. Então na hora que ele começa a dizer “mas mãe, eu não quero ir embora porque a gente só ficou um pouquinho” eu o interrompo e digo: “ah, o que você iria dizer filhinho? Você ia dizer obrigada mamãe por ter me trazido aqui e que foi muito legal brincar com seus amiguinhos?” .  Ele dá aquela risadinha linda e diz “já sei, tenho que ser agradecido”.


“A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos em suficiente, e mais. Ela torna a negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã.” MelodyBeattie

Share Button