Ensinando a Criança a Fazer Escolhas

Janeiro 22, 2014 at 3:16 am

1078269_49076332Já ouviu o diálogo de uma “naniquinha” curiosa que quer saber de tudo, e uma mãe quase perdendo as estribeiras com tanta ousadia e audácia de uma criatura de 2 anos?! “Não entra aí menina”, “por que mamãe” , “porque eu falei que não pode”,  “mas por que não pode” , “porque tem o bicho papão que vai te comer”. Ai a menina corre assustada e se esconde na perna da mãe. Ou então a criança não quer sentar na cadeirinha e colocar o cinto de segurança quando está no carro, e a mãe diz que a polícia vai colocar a criança na cadeia.

Os tantos “por que” demostram o desejo de aprender, de entender as coisas. Para nós, mamães, pode ser chato responder as perguntas de um toquinho de gente que quer saber de tudo. No entanto, a infância, acompanhada da curiosidade e da capacidade de aprendizado,  pode ser um momento excelente para ensinar aos nossos filhos sobre um princípio muito importante para a vida deles. Bem, a física fala da lei da ação e reação. Já na Biblia, encontramos o princípio da semeadura e da colheita. “Pois o que o homem semear, isso também colherá.”  Galatas 6:7

Colocando de uma forma bem simples: que tal ensinar aos nossos filhos que cada escolha que eles fazem tem uma consequência?! Voltando ao exemplo do primeiro parágrafo: a criança quer entrar dentro de um quarto onde estão coisas perigosas e então, em vez de simplesmente inventar que tem um monstro ali, por que não explicar a verdade? Ali dentro tem coisas que são perigosas, e se você mexer nestas coisas perigosas, você pode se machucar muito e ter que ir pro hospital, então a mamãe nao quer que isto aconteça. Ou então: você precisa colocar o cinto porque se precisarmos freiar o carro, você não corre o risco de se machucar.

Quando ensinamos nossos filhos sobre as verdadeiras consequências e perigos de suas decisões (sempre de acordo com a idade e entendimento da criança), geramos neles desde cedo  um sentimento de responsabilidade por suas atitudes. Enquanto que quando os assustamos com histórias de bicho-papão, homem do saco ou cadeia, estamos gerando um medo desnecessário. E quando eles perceberem que as coisas que falavamos eram mentiras para assutá-los, é bem possível que mentalmente passem a crer que não é preciso ter cautela, pois já que o que os assutava eram mentiras, não existe verdadeira razão para o cuidado.

Claro que é muito importante a criança aprender a obedecer aos pais simplesmente porque somos autoridades sobre a vida deles e eles devem nos obedecer. Por outro lado, é  necessário também ensinar as crianças sobre escolhas e consequências, porque à medida em que forem crescendo, terão a possibilidade de fazer escolhas independente da nossa aprovação ou não. Se tiverem a consciência de que escolhas trazem consequências, analisarão melhor as circunstâncias antes de entrarem por maus caminhos por causa da pressão dos amigos ou algo semelhante. Esses dias estava na casa de uns amigos e achei muito legal a forma que a mãe lidou com uma situação. O filho dela estava brigando com as outras crianças e ela, com muita calma, disse a ele que acreditava que ele nao estava fazendo uma boa escolha ao agir assim, e se persistisse naquela escolha (o comportamento agressivo) teria que ir de castigo (a consequência).

Permitindo que a criança tome decisões erradas

O Dr. Stavinoha diz que é importante permitir que as crianças façam decisões erradas. “Desde que não seja uma questão que possa afetar a seguranca ou saúde da criança, devemos deixá-los tomar certas decisões ruins, pois as más decisões vão ajudá-los a aprender sobre as consequências” afirma. Lembro-me de que toda vez que ia sair com um dos meus filhos, ele chorava que não queria pôr jaqueta e eu o obrigava a pôr, em  meio a muita briga. Um dia, saindo do supermercado, a briga começou. Então disse a ele que se ele não quisesse colocar a jaqueta ele ficaria com frio, e que eu não pararia no meio do estacionamento pra colocar a blusa nele. Ele teria que ficar com frio até chegar no carro. Mesmo assim ele disse que não iria pôr a jaqueta, então deixei que ele fosse até o carro sem a jaqueta, passando frio.

Ensinar nosso filhos a analisar consequências e tomar boas decisões é uma tarefa importantíssima, e o sucesso deles como adultos está diretamente ligado a essa habilidade, pois a vida é feita de uma sucessão de escolhas.

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.” Provérbios 9:10

 

Share Button