11 Idéias para Envolver Mais o Marido na Educação dos Filhos

Janeiro 15, 2014 at 2:44 am

818256_66570317Enquanto o marido da sua amiga troca fraldas, ajuda as crianças a fazer o dever de casa, leva pra aula de natação, brinca e ainda cuida dos meninos para ela poder ir no salão relaxar um pouco, o seu marido reclama até de ter que cuidar dos seus filhos por cinco minutos pra você poder tomar banho! Seja por causa da personalidade, a forma como foi criado (muitos homens nunca receberam carinho dos próprios pais, então pra eles é um desafio demonstrar afeição) e até fatores culturais (muitas culturas ensinam que o papel do homem é simplesmente trazer o sustento pra casa), para alguns homens é um sacrifício fazer parte do processo de criação dos filhos. E se nós mulheres já vivemos uma vida de equilibrista pra conseguir executar tudo o que precisamos, fica ainda mais difícil se não há ajuda do maridão.

Um estudo recente realizado por Ronald Rohner, da Universidade de Connecticut, mostrou quão importante é o amor do pai na vida dos filhos: “Uma mensagem importante para guardarmos de toda essa pesquisa,” disse Rohner, “é que o amor paterno é fundamental para o desenvolvimento de uma pessoa. E esta importância deve motivar os homens a se envolverem mais no processo de nutrir o crescimento de uma criança”, afirma.Refletindo sobre a importância da presença do pai na vida da criança, percebi que nós, mamães, podemos facilitar este processo e dar um empurrãozinho pra que nossos maridos se façam mais presentes na vida de nossos filhos. Segue algumas idéias que tive:

 

Momento Certo: é muito legal conversar com seu marido sobre a importância dele estar presente na vida dos filhos. Você pode até mostrar para ele artigos que falem sobre isso, mas algo super importante é ter esta conversa na hora certa e da forma correta. Aprendi que tratar de assuntos importantes no calor de uma discussão não ajuda muito. O homem tem a tendência de ficar defensivo se se sentir acusado. Por outro lado, se você tirar um tempo para conversar quando estiverem bem e não acusá-lo, a tendência é que ele esteja bem mais receptivo do que se a conversa for em tom de cobrança ou briga. Por exemplo, aprendi a substituir a palavra “você” por “nós”: “nós podemos melhorar” nisso ou naquilo.

 

Encontre um ponto de conexão: encontre algo que seu marido goste e que possa incluir seus filhos, e faça disto um momento do pai com os filhos. Por exemplo: se seu marido gosta de esportes, sugira a ele para matricular seu filho em uma aulinha e peça a ajuda dele para levar seu filho nesta atividade semanalmente. Ou procure algo que seu marido seja bom, como música, ou construir móveis, ou cuidar do jardim, e peça a ele que ensine seus filhos a fazer esta atividade. Este será um momento entre pai e filho (a)!

 

764088_32838963Não critique ou dê muitas opiniões: Quando seu marido decidir ajudar com as crianças, ou passar um tempo com elas, não fique o tempo todo criticando tudo que ele faz. Deixe ele a vontade pra se sentir o pai. Como passo a maior parte do tempo com meus filhos, as vezes fico dizendo pra meu marido “faz assim que é mais fácil”, ou “ele gosta daquela comida” . Tenho que me policiar, pois sei que é muito chato quando estamos fazendo algo e alguém fica dando palpite!

 

Quanto mais cedo começar melhor: Se você está grávida ou pensando sobre ter filhos, deixe que seu marido participe do processo desde o início. É muito bom ter ajuda da mãe ou da sogra quanto temos um recém-nascido, mas esta ajuda não deve substituir a presença do pai. Deixe ele dar banho, colocar as roupinhas, ajudar o bebê  a arrotar, etc.

 

Outras famílias: A tendência do ser humano é aprender com o exemplo, então é super importante para famílias com crianças  pequenas terem  relacionamento saudáveis  com outras famílias que possam ajudá-los na jornada. Faça amigos que inspirem e ajudem você e seu marido nesta caminhada.

 

Seja sábia: Não fique comparando seu marido com outros homens, e nunca critique seu marido para os seus filhos. Além de machucar os sentimentos de seu filho, você pode gerar uma imagem negativa do pai. Quando precisar conversar com alguém, procure uma amiga madura, mas nunca desabafe sobre seus problemas matrimoniais para seusfilhos.

 

Ore: Nós não podemos mudar o coração das pessoas, mas Deus pode. Ore pelo seu marido, por sua família e por seus filhos.

 

Seja o exemplo: Mesmo que seu marido não seja o pai que talvez você gostaria que ele fosse, tente ter uma atitude positiva. Mantenha a paz na família e não faça de sua casa um campo de guerra. Ame seus filhos e se dedique a sua família. Muitas vezes nosso exemplo fala mais alto do que muitas palavras.

 

Programe atividades em família: um churrasquinho, uma pescaria, ou uma ida ao cinema. Estes passeios podem ser momentos de conexão entre seu marido e filhos; com o tempo, as chances são de que ele vai começar a gostar destes momentos.

 

Refeições: Que tal fazer do horário da janta um momento especial para a família? Provavelmente seu marido passou o dia todo fora trabalhando, e vai gostar de chegar em casa e encontrar uma janta ou lanche prontos, então este será um momento para ele conectar-se com você e com seus filhos. Enquanto comem, vocês podem conversar sobre o dia, perguntar aos filhos o que eles fizeram na escola, quais foram os desafios que enfrentaram, e muitas outras coisas.

 

 Elogie: A maioria dos homens gosta de ouvir palavras de afirmação de suas esposas, então sempre que perceber algo de positivo que seu marido faça com relação aos filhos, não perca a oportunidade de elogiar!

 

Obviamente, o casamento e a criação de filhos envolvem mais de uma pessoa, e é difícil quando uma das partes não está disposta a colaborar. Por outro lado, mesmo que não possamos com nossas próprias forças mudar certas circunstâncias ou a personalidade das pessoas, podemos sim mudar nossa atitude com relação a elas, e isto pode fazer toda a diferença!
“A mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.” Provérbios 14:1
Gostou do blog? Curta nossa página no face pra se conectar com outras mamães!
Share Button