Você se sente sozinha, mamãe?
Hoje a Kristen Lavalley nos convida a tomar uma xícara de café com ela e nos deliciar neste lindo texto que vai te fazer rir e chorar! (tradução feita por mim com autorização da autora)
Noite passada, eu estava na cama, pronta para dormir, e fazendo meu hábito terrível de olhar meu face, quando algo aconteceu. E deixou meu coração pesado e roubou a minha paz. Era algo muito simples, algo como uma foto de algumas mamães juntas curtindo uma noite e comentários legais logo abaixo. Mas aquilo me pegou de verdade. Inveja, amargura, raiva. E daí, quando todos aqueles sentimentos foram desaparecendo, tudo o que ficou foi solidão.
Eu sinto solidão. A maternidade é solitária. Simplesmente é.
Mesmo que você seja sortuda o suficiente pra ter uma ou duas grandes amigas, quando é que você pode realmente passar um bom tempo com elas? A vida é ocupada, bebês precisam descansar, crianças ficam doentes, eles tem escolinhas, jogos, aulas e mais aulas, os maridos trabalham até tarde, planos tem que ser refeitos de última hora, e de quem é a vez de tomar a iniciativa desta vez? É realmente difícil ter amigas nesta estação das nossas vidas.
As vezes, eu vou para o Target (loja de departamento nos EUA) e fico caminhando por lá só para ter algum tipo de interação com pessoas que não são minha família.
Quando eu saio com os meninos e vejo ao meu lado uma outra mãe fazendo as mesmas coisas que eu estou fazendo, me dá uma vontade de correr e abraçá-la e dizer: “Você se sente sozinha também? Você tem as mesmas dificuldades que eu? Você vai me julgar porque eu falho? Por que eu fico com medo? Por que as vezes quero fugir dos meus filhos? Me julgar por me esquecer de colocar os sapatos no mais velho e de trazer uma fralda pro mais novo? Será que podemos ser amigas? Será que estou ficando louca? Não importa. Me abrace.”
As vezes tudo que quero é ter uma longa conversa com alguém diferente do meu marido. Alguém com uma anatomia feminina. Alguém que esteja na mesma fase da vida que eu. Alguém que me entenda. Mas eu não posso ficar remoendo estes pensamentos. Porque a solidão traz inveja, e amargura, e raiva, e remorso, e culpa, e noites mal dormidas, e mal humor, e impaciência, e depressão e a lista vai e vai…
Mamãe, eu sei que você se sente sozinha também. E isto é OK. Apenas se lembre que esta é uma estação e é a mais sagrada estação que você terá a honra de experimentar. Este é o momento que os seus bebês precisam de você e querem ter você e se deleitam em ter você por perto. Este é o momento que eles irão escalar em suas pernas enquanto você tenta sair de casa sem eles e eles irão correr pros seus braços quando você chegar como se você tivesse estado longe por anos. Você nunca será tão amada e desejada e necessária como você é agora, neste exato momento.
Esta é a estação dos machucados, e rostos lambuzados, e da sujeira. É a estação dos banhos de 10 minutos, de pernas depiladas pela metade e rímel só em um olho. Você se sentirá sozinha. E com ciúme. E talvez as vezes você vai reclamar da sua vida e desejar ter a vida de outra pessoa. Você se sentirá frustrada e brava e vai querer desaparecer. Este será o tempo menos glamoroso e menos valorizado da sua vida, e às vezes isso dói. Isso tudo é OK. Mas tenha paz em saber que este é o momento que você olhará para trás desejando-o novamente. Um dia, nós abriríamos mão de todas as nossas amizades pra ter nosso filhos pequenininhos novamente. Pra conseguir colocá-los no nosso colo e ler histórias e ir ao parque e comer pipoca juntos.
Quando a solidão quiser entrar no seu coração e te fazer sentir pena de você mesma e você começar a desejar uma vida diferente da que você tem agora, preencha aquele buraco da vida social que você gostaria de ter com as gargalhadinhas do bebê e guerra de almofadas e musiquinhas engraçadas. Não deixe a solidão temporária roubar esta estação tão preciosa de sua vida.
Eu não estou dizendo que amizade não é importante. Obviamente, é muito. Se não fosse, nós não sentiríamos tanto a falta dela. Nós não fomos criados pra viver isolados. Mulheres, especialmente, precisam de amizades. Mas as vezes nossas amizades ganham um papel secundário nas nossas vidas e nós podemos deixar que isso nos destrua e afete nossa vida de mãe, ou nós podemos aceitar esta mudança e dar a nós mesmos e aos nossos amigos graça.
Se você tem amigos, faça o possível para estar com eles sempre que a vida permitir. Mas talvez você esteja na mesma situação que eu estou agora. Talvez você está numa nova cidade, e você não conhece ninguém, e daí você até conhece pessoas mas eles já tem o grupo de amigos deles e você se sente por fora. É fácil se sentir desencorajada. É fácil se agarrar no computador e seus amigos virtuais. Não faça isso. Encontre um grupo de mães, vá a um parque. Saia da sua zona de conforto, peça números de telefone, e seja intencional pra fazer novos amigos. Às vezes não dará certo. Mas às vezes sim. Sua nova melhor amiga pode estar sentada do outro lado da pracinha se sentindo tão sozinha quanto você.
Não acredite que você é a única pessoa do mundo que se sente sozinha e que não tem amigos. O ponto é, não deixe a solidão roubar este momento mágico de você. Este momento é precioso e é belo e se acabará rápido demais.
Gostou? Curta nossa página do face pra conectar-se com outras mamães reais, cheias de dificuldades mas apaixonadas por suas família!
O texto foi traduzido e reproduzido por mim com autorização da autora. O original pode ser lido aqui: http://www.whenathome.com/are-you-lonely-mama/
23 Comentários