O Preço de um “Não”!
Dizer “não” para meus filhos muitas vezes não é fácil, e tenho que confessar a vocês que não é porque fico com dó deles ou quero satisfazer todos os desejos deles. Tão pouco por medo de que eles deixem de me amar ou não gostem mais de mim. Acredite se quiser, já tive que ouvir um naniquinho dizer: “eu não amo você, só amo o papai”. Não sei se sou meio durona ou desencanada, mas não fiquei nem um pouco chateada.
A verdadeira razão pela qual as vezes é tão difícil dizer um “não” é bem egoísta: dá trabalho! Algo que percebi bem cedo na vida de mãe: quer ter bastante tempo pra você, não ter muito trabalho (a curto prazo) com seus filhos, não lidar com birras e ver seus filhos sempre felizes? Diga sim o tempo todo. Diga sim a assistirem televisão sem limites; diga sim a comer a bobeira que quiserem na hora que quiserem; diga sim a comprar todos os brinquedos que eles querem; diga sim a fazer o passeio que eles querem, mesmo que signifique se encher de dívidas. Deixe que eles dominem a casa e decidam o que é melhor para eles mesmos com todos os “sim”. Não tem choro, não tem castigo, não tem disciplina e aparentemente as crianças estão muito felizes, pois tudo que alguém pode querer (inclusive os adultos) é ter seus desejos atendidos o tempo todo, certo? Hum…
Descobri que é muito comodo para mim mesma simplesmente “tapar o sol com a peneira” (no português bem claro) e ir brincando de educar meus filhos até que finalmente eles cresçam, saiam de casa e tenham que se virar por si só! O problema com essa atitude, no entanto, é que se eles não aprenderem a ouvir uns bons “não” agora, vão sofrer adiante!
Através do “não” estamos prepararando nossos filhos para a vida, ensinando a eles a ter auto controle, domínio próprio, paciência, a como lidar com decepções e muitas outras coisas. Quando digo não para um doce que meu filho quer comer, estou ensinando a ele que nem tudo que é gostoso faz bem pra gente, e que precisamos ter controle sobre nossas vontades. Se digo não para comprar um brinquedo, estou ensinando a ele que adquirir bens materiais não vai fazê-lo feliz e também ensinando a ele sobre administração dos recursos financeiros.
É uma escolha: ter trabalho agora, educando e disciplinando, ou ter trabalho depois, com filhos inconsequentes e mimados. E é uma escolha que temos que fazer diariamente! É especialmente difícil se seu filho está passando por uma fase que quer tudo do jeito dele ou se você tem uma criança com personalidade forte dentro de casa. Mais um enfrentamento? Mais uma discussão? Oh não! O dia correria tão mais fácil se eles simplesmente obedecessem sem contestar, certo? Mas infelizmente esta não é a natureza humana. A Bíblia diz: “É natural que as crianças façam tolices, mas a correção as ensinará a se comportarem.” (Provérbios 22:15 NTLH). E se queremos ensiná-los para que se tornem homens e mulheres de caráter, vamos ter que arregaçar as mangas e tomar a coragem de dizer alguns “não”. O resultado? um dia mais cansativo e desgastante (agora) – adultos mais bem preparados e agradecidos (no futuro)!
Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo. Probérbios 13:24
E você, acha difícil dizer não pro seu filho? Comentários, opiniões e pontos de vistas diferentes são sempre bem vindos!
3 Comentários