Histórias para o coração de uma mãe

Julho 6, 2014 at 12:55 am

Em 2006, uma mulher decidiu tirar um tempo de tudo e passar um ano viajando ao redor do mundo. Ela era funcionária de alto-escalão da empresa Twitter, uma inovadora na área da tecnologia.  Para finalizar a viagem, ela e sua companheira na aventura decidem escalar uma montanha no Quênia. Chegando ao pé da montanha, o único lugar disponível para passar a noite era um quarto de aluguel dentro de um orfanato cristão. Ao entrar naquele local, uma convicção enche seu coração  de que ela não estava ali para escalar aquela montanha, de que havia um propósito maior. Imediatamente aquela mulher avisa sua amiga que não vai subir a montanha no dia seguinte. O que era pra ser uma noite naquele orfanto se transformou em um ano (este foi o tempo que ela ficou ali, ajudando e aprendendo) que transformou  a vida dela e do pequeno Sammy, um órfão que ela adotou como filho e trouxe 458009para sua casa! Sua história agora é contada no livro A Esperança Corre: Uma turista americana, um menino queniano e uma história de redenção (tradução minha – o original é :  Hope runs: An American Tourist, A Kenyan Boy, a Journey of Redemption). Segundo as palavras da própria autora,Claire Diaz-Ortiz,  esta é uma história que ela nunca pensou que iria escrever, pois naquele momento tudo o que ela queria era viver para ela mesma,  realizar seus próprios sonhos e desejos, mas naquele dia, naquele orfanato no pé da montanha, ela escolheu ser como Maria, e ouvir a voz do Mestre. (veja o artigo A história da Bíblia que eu não gostava pra entender o que significa “escolher ser como Maria”)

 

Lá pela década de 50, um homem de influência está viajando todo os Estados Unidos como evangelista. Ele tem sua agenda lotada e cheia de compromissos por mais de 4 anos. Até que o telefone toca. Do outro lado da linha sua esposa: “Eu preciso de você do meu lado.” No mesmo instante, aquele homem cancela os compromissos para os próximos quatro anos, volta para a casa e assume a posição de pastor em uma igreja local, trabalho que poderá cumprir sem tantas viagens. O motivo da ligação: seu filho adolescente, passando por um momento de rebeldia, e uma mãe sem saber o que fazer, precisando do seu marido neste momento. O adolescente problemático recebe todo o apoio do pai, torna-se Dr James Dobson, o nome mais influente nos Estados Unidos quando se fala em família e educação de filhos, psicólogo, autor de 36 livros, com programas de rádio, tv e internet em vários países do mundo. Graças a um pai que um dia  resolveu ser como Maria.

 

Muitos anos atrás, estou em uma crise espiritual. Será que existe mesmo um Deus? Se Ele existe, como seria? Tenho várias amigas que me falam deste Deus e do amor dele por nós. Mas eu, por anos uma pessoa que só acreditava naquilo que meus olhos podiam ver, estou cheia de dúvidas. Antes de dormir, pergunto a Deus: “Você é mesmo real?” Vou dormir. Na manhã seguinte, saio cedo pegar o ônibus pra ir à faculdade. Caminhando pela rua, um rapaz ainda jovem para o carro do meu lado. Eu fico com raiva, já imaginando que ele vai passar uma cantada, coisa comum de acontecer nas ruas do Brasil. Ele baixa a janela do carro e me diz: “Deus te ama”  e segue a viagem com seu carro. Aquelas palavras foram o começo de uma jornada de fé, esperança e conhecimento de Deus. Aquele rapaz, naquele dia, resolveu ser como Maria…

 

Minha casa está uma bagunça, muita roupa pra lavar, coisas pra arrumar. Tenho textos pra peparar para o blog, emails pra responder e contas a pagar. No meio disso tudo, meu filho, um pouco carente desde a chegada do bebê, aproveita que o bebê está dormindo e a casa está em silêncio, e pede: “mamãe, você lê um livro com eu (é assim que ele fala). Mamãe respira fundo – afinal a louça pode esperar, os emails podem ficar pra depois – ele vai até a sala, escolhe um livro, e ali meu filho senta-se bem aconchegado no meu colo. Lemos juntos, rimos juntos e nos abraçamos. Aqueles 10 minutinhos fazem uma diferença enorme para ele. Quando seu irmãozinho acorda, ele já está mais tranquilo pois ele sabe que ele é mais importante do que uma pilha de louça ou uns emails pra checar.  Naquele momento, pela graça de Deus, a mamãe escolheu ser como Maria…

 

“Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” Lucas 10:42

 

Share Button