Férias Perfeitas com Crianças
Férias, tudo que eu precisava! Ah, como eu sonhei por meses com esta semana na praia. Finalmente iria descansar nas famosas areias de açucar e o mar de esmeralda do Golfo. Preparei as malas meticulosamente pra ter certeza de que não estava esquecendo de nada: protetor solar, chapéu, chupeta e fraldas. Planejei cada dia, cada passeio, incluindo os horarios para os cochilos das crianças. Afinal, essas não eram quaisquer férias. Eram as merecidas férias de uma mãe. Uma mãe que tinha tido tres filhos em um intervalo de cinco anos. Uma mãe que por vários meses teve duas crianças nas fraldas ao mesmo tempo e que pela primeira vez desde que se tornou mãe, iria tirar umas “férias de verdade”, pois os meninos tinham crescido um pouco e tudo seria perfeito desta vez.
Chegando no “sunshine state”, conhecido por seus lindos dias ensolarados, a chuva nos recepcionou. “Amanhã vai amanhecer um lindo dia de sol” pensei eu. O dia seguinte amanheceu com mais chuva e com meu filho com febre e o marido com um vírus. Em vez de passar o dia inteiro na praia com meus pés na areia de açucar e meu olhos no mar de esmeralda, passei confortando um bebê, indo na farmácia e cuidando do marido doente. Não preciso nem mencionar minha frustração: “ não acredito nisto. Depois de tanto planejar estas férias vem chuva, marido e filho doente. E eu sonhando que iria sair da rotina e que iria curtir.” Passaram-se dois dias de chuva, de marido e filho doente, e tenho que confessar, de uma mãe de terrível humor. “Eu se que criança fica doente, que a chuva muda nossos planos e tudo o mais… Mas tinha que ser nas minhas férias que planejei para serem perfeitas?”, pensava.
Meu mau humor e reclamação não mudaram a situação: imprevistos acontecem e nem tudo sai como planejado. No terceiro dia, o sol voltou a brilhar, o mar estava mais lindo do que nunca, o marido e meu filho bem. Finalmente consegui pisar na areia. Brincamos com as crianças, pescamos, pulamos ondinha, tomamos sorvete. Tudo saiu como planejado? Não! Mas vivemos momentos maravilhosos, memórias lindas que revivemos cada vez que vemos as fotos. Férias com crianças são exatamente como a vida com crianças: vida real! Aprendi a lição: em vez de ficar me estressando e reclamando porque cada pequeno detalhe não saiu do meu jeito, prefiro encontrar beleza e alegria no meio dos imprevistos, das mudanças de planos e da vida real, vida sem photoshop nem edição!
Gostou? Curta nossa página no face pra se conectar com outras mamães reais!
Texto meu originalmente publicado na Revista Doce Nascer.