Entrevista com Lidia Coture: “Deus transforma as nossas imperfeições em benção!”
Olá mamães! Hoje iniciamos uma sessão com convidadas especiais no blog. E pra começar, uma querida amiga com muita experiência para compartilhar conosco. A Pastora Lidia Coture, junto com o seu marido Pastor Ely Coture, já passaram por várias e várias cidades do Brasil e dos EUA dando cursos e palestras para pais e casais. Eles amam trabalhar com famílias, fortalecendo-as para viver uma vida de paz e alegria. A Lidia e o Ely estão casados há 27 anos e tem dois filhos, a Layra (25) que é casada com o Nickolas, e o João Pedro (18). Assim que se casaram, começaram a trabalhar com famílias, pois viram quão grande é a necessidade das pessoas receberem ajuda e aconselhamento quando se trata de relacionamentos familiares.
Mamãe Real: Em seu contato com várias famílias através das palestras, e também como mãe, qual é o maior desafio que os pais enfrentam na criação de filhos? Como vencer esse desafio?
Lidia: Bem, realmente nós temos visto e acompanhado várias situações nesse decorrer dos anos, situações levemente problemáticas e situações caóticas, casos onde dizemos “socorro Deus, o que fazer”? Só Deus pode nos dar direção, até mesmo do que dizer ou aconselhar. Em ambas as situações vemos que a história da humanidade e o desenrolar de suas lutas sempre tem a ver com seu relacionamento com Deus. A forma como eu me relaciono com Deus define o meu caminhar, se eu tenho uma vida de comunhão com Deus que é íntima, essa caminhada vai ser mais tranquila e eu vou saber enfrentar quando as lutas vierem. Mas se por outro lado, eu me distancio dEle, consequentemente eu não vou saber enfrentar as lutas com tanta clareza e vou ter muito mais dificuldades. Se com Jesus as coisas são difíceis, sem Ele então, tudo piora. Outra coisa é quando existem coisas não resolvidas entre o casal, isso acaba refletindo na vida dos filhos. Nossos filhos olham pra nós com uma lupa e estão observando os detalhes na nossa vida, nós somos o modelo, o exemplo pra eles. Pais que tem um relacionamento conjugal estável, geram filhos estáveis também. Isso não tem a ver com falta de problemas, eles sempre vão existir mesmo em relacionamentos “ótimos” . A diferença não está em termos casamentos perfeitos e sim em como enfrentamos as dificuldades, mesmo as coisas não sendo perfeitas. Nossos filhos precisam ver que quando nós erramos, nós temos facilidade em pedir perdão e também em perdoar. Os pais também pedem perdão aos filhos, não somos perfeitos e não acertamos todas as vezes. Então precisamos ser humildes e prontos a nos arrepender. Um dos momentos mais incríveis que eu vivi foi um dia quando cheguei pra minha filha e perguntei: “Filha, qual é o tipo de marido com o qual você pensa em se casar?” E ela me respondeu de maneira firme e segura: “mãe, eu sempre sonhei em me casar com um homem que tenha as mesmas características que o meu pai: caráter, fé, humildade, generosidade, enfim, eu queria tanto achar um homem parecido com o meu pai!” E essa era a oração dela constantemente. Eu disse uau Deus!!!! O Senhor é demais mesmo!!!! Deus transforma as nossas imperfeições em benção!!!! Hoje olhando pra ela eu vejo o quanto Deus atendeu suas orações, lhe deu um ótimo marido e um homem de Deus muito parecido mesmo com o meu esposo Ely. Deus é mesmo muito bom!!!!
Mamãe Real: Qual e o pior erro que os pais podem cometer na criação dos filhos?
Lidia: Bem, creio que eu já comentei um pouco sobre isso, mas nós conhecemos a frase, “Faça o que eu falo, mas nao faça o que eu faço”. Filhos seguem exemplos! Se nós não temos bons exemplos de fé, de honestidade, de firmeza, de autoridade, de humildade, de simplicidade e de tantos outros adjetivos que se encaixariam aqui, então de nada vai adiantar. Nossos filhos vão observar se há coerência no nosso discurso e com a nossa vida, e se não houver, você pode dizer o que quiser, mas não vai surtir efeito algum. Em resumo, se nós não tivermos vida, não vamos transmitir nada.
Mamãe Real: É comum ouvirmos muitos adultos com traumas por situações que aconteceram em sua infância. Você acredita que acontecimentos da infância podem influenciar a vida adulta de uma pessoa?
Lidia: Sim! Com certeza muitas coisas influenciam na nossa vida, e muitas pessoas precisam de ajuda pra conseguirem vencer e superar esses traumas; precisam da ajuda de pessoas de Deus que vão saber como dar passos chaves pra ajudá-las com eficácia. Em todas as fases da nossa vida somos marcados e marcamos pessoas, mas nunca me esqueço de uma frase que ouvi certa vez: ” O mais importante não é o que fizeram comigo, mas o que eu faço com o que fizeram comigo”. Quer dizer, a coisa mais importante é como processamos as coisas quando somos feridos ou machucados. Se fomos marcados dessa ou daquela forma, não é o que mais importa. O mais importante é o que vamos levar disso. Amargura e ressentimento só nos causam mal e precisamos nos livrar disso.
Mamãe Real: Muitas vezes as situações da vida não são as ideias. Podem acontecer problemas matrimoniais, divórcio, dificuldades financeiras, e outros que afetam a vida familiar. Você acredita que em meio a situações difíceis e não perfeitas, ainda assim é possível para uma mãe criar o seu filho de uma maneira saudável e honrosa? Como?
Lidia: Claro que sim!!!! Existe esperança!!! Nem tudo está perdido!!! Existe luz no fim do túnel! Depois do inverno vem o verão, Deus sempre traz um tempo de renovo e de colheita. Não importa qual seja a situação, ainda que você não enxergue, há esperança! Não desista de lutar, vale a pena. Deus fala pra você hoje: siga em frente, Eu vou estar com você, Eu te sustento, Eu te ajudo, Eu te fortaleço. Em Deus tudo é possivel. Existem mães e pais sozinhos, que não tem seus cônjuges hoje, mas que Deus tem honrado e abençoado em relação a seus filhos, portanto não desista, siga em frente. Deus está com você. E você que é casado ou casada, mas tem enfrentado lutas, Deus também quer te ajudar a ter vitórias, só Ele tem poder pra transformar vidas e corações.
Mamãe Real: Qual é a melhor coisa que os pais podem fazer por seus filhos?
Lidia: Sem dúvida alguma, o maior e melhor legado que podemos deixar para os nossos filhos não é uma herança financeira, não é uma carreira, não é a estabilidade, nada disso. Nosso maior legado é Jesus. Se vivermos uma vida de relacionamento com Deus, nossos filhos vão ansiar por isso também. E essa é nossa maior herança.
Mamãe Real: Deixe uma mensagem para as mães:
Lidia: Eu não sou alguém diferente de vocês, mas eu tenho um Deus especial e tremendo. Esse mesmo Deus está acessível a todos nós, basta nos achegarmos a Ele. O meu desejo é que de alguma forma você leitora tenha sido abençoada através da minha experiência de vida e do meu testemunho. Creia que Deus pode fazer todas as coisas. Que Deus te abençoe.