Quando o Natal e Ano Novo chegam trazendo más notícias
Semana que antecede o Natal e Ano Novo! O sol está apenas nascendo no horizonte. As ruas estão molhadas da chuva que caiu durante a noite e está frio lá fora. Dentro, as coisas não estão nem um pouco diferentes: risadinhas e choros e alegria e brigas. “Eu peguei esse brinquedo primeiro”, ouço alguém reclamar. Na pia a louça do café da manhã se junta aos copos plásticos e mamadeiras. A roupa limpa já está dobrada mas ainda não foi guardada. Era tarde quando terminamos de dobrar e os meninos já estavam dormindo tranquilo em seus quartos. Olho pela janela e o escuro do amanhecer de inverno me permite ver as luzes e decoração que os vizinhos colocaram na casa deles. Ainda está escuro mas a cidade já está a mil. Carros de um lado pro outro, o caminhão do lixo barulhento e o carro do carteiro distribuindo caixas e mais caixas, afinal é Natal! Nas lojas, bibliotecas e escolas, todos estão muito ocupados e também mais simpáticos. “Você vai ganhar o que de Natal?”, pergunta um senhor de cabelos brancos como a neve ao meu filho.
Em meio a correria, alguns confessam: “Não gosto desta época do ano. Me traz lembranças não tão agradáveis: a perda de um ente querido, uma enfermidade ou até solidão. Para a maioria, época de expectativa: presentes, jantares gostosos, música e a esperança de um ano que se inicia.
Mas aí, de repente, em um piscar de olhos, as luzes já não estão mais lá. Estão em um armário no porão; os mercados estão vazios, a geladeira cheia de sobras de comidas e o único movimento que se vê nas lojas é de alguns que ficaram insatisfeitos com o presente recebido. Os fogos de artifício serão apenas uma bonita lembrança e os garis terão trabalho dobrado pra juntar os restos da festa.
O tão esperado ano novo chegou, recheado do que a gente já conhece: momentos de alegria, boas risadas, festas de anivesário, churrasco com amigos e algumas conquistas. Lindos dias de sol e o cheirinho da primavera trarão sorrisos e suspiros aos nossos corações. Nos noticiários haverão reportagens sobre atos de solidariedade e amor que nos farão voltar a acreditar na humanidade. Também haverão notícias de guerras, conflitos e tragédias. Crianças ficarão doentes, alguns pais de família perderão o emprego e os dias de chuva e tempestade serão abundantes. Assim tem sido a vida, ano após ano! Alegrias e tristezas, doença e saúde, dias de sol e dias de chuva, morte e vida. Um ano novo se inicia em poucos dias e não demorará muito pra percebermos que a história se repetirá: bons dias e maus dias; momentos de alegria e de tristeza. Por alguns momentos a melâncolia toma conta do meu coração e sinto-me como Salomão . “O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.” Eclesiastes 1:9 . Mas aí, como uma brisa suave que refresca a alma, lembro-me deste texto que li há um tempo atrás:
” Eu preparei parte desta mensagem (o capítulo deste livro) em uma avião. Enquanto observava os passageiros, percebi que estavam bem. Graças aos livros e travesseiros, o tempo passou rápido. Mas imagine se o piloto dissesse: ‘Senhores, aviso que este vôo é seu destino final. Nós nunca iremos pousar. Sua casa é este avião, então aproveite.’ Os passageiros iriam ficar desesperados, não iam se conformar com esta idéia. A jornada não é nosso destino. Aqueles que se satisfazem apenas com a alegria do caminho estão se conformando com muito pouco. Nossos corações nos dizem que existe algo mais que esta vida. Nós sabemos que este avião não é nossa casa.” Max Lucado, trecho retirado do livro: God’s Story Your Story
Queridas mamães: eu não sei quais são as alegrias e dificuldades que vocês irão enfrentar no ano que se inicia! Para algumas, poderá ser um ano de júbilo e alegria. Talvez seu maior problema será lidar com toda a energia do seu filho, uma máquina de lavar roupa quebrada ou com a dificuldade de encontrar uma ajudante boa e responsável. Para outras, pode ser que este ano traga dificuldades e tristezas. Algumas de nós talvez experimentemos um pouco de cada. Conquistas de um lado e perdas de outro; lutas e vitórias.
Independente das circunstâncias que venhamos a encontrar no ano que se inicia, precisamos sempre lembrar: este avião não é nossa casa, este não é nosso destino final. As más notícias, as dificuldades e aflições não são maiores que nossa esperança, alegria e confiança, pois nossa fé não está apenas neste avião, mas sim Naquele que o comanda. Ele conhece bem o caminho, Ele passou por esta jornada e saiu vitorioso! E Ele se importa conosco!
“Se esperamos em Cristo somente nesta vida, somos os mais miseráveis dos homens.” 1 Coríntios 15:19
“O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou.” Hebreus 4:15
2 Comentários