Criando Memórias
Se você tem um pequeno jardim ou horta como eu, você já deve ter percebido com as ervas daninhas crescem fácil e sem esforço, enquanto as flores e vegetais precisam ser plantadas, adubadas e cuidadas regularmente pra crescerem bonitas. Tenho percebido que esta verdade também se aplica as nossas famílias e a vida dos nossos filhos! Você já percebeu como brigar, discutir, e criar um sentimento negativo é fácil? As contas a pagar, a pressão em que vivemos e até as diferenças de personalidade fazem com que os problemas apareçam com facilidade.
Com isto em mente, creio que é nossa responsabilidade e também prazer como mamães, criar propositadamente memórias e momentos felizes e positivos para nossos filhos e famílias, momentos que vão trazer balanço à vida em família e fazer com que os momentos difíceis fiquem mais fáceis de serem suportados!
Cada criança, independente da idade, tem a necessidade de se sentir aceita e fazer parte de um grupo. A família é o primeiro grupo do qual uma criança participa; e quanto mais feliz e aceita ela se sentir neste grupo, mais saudável será seu crescimento, tanto físico, emocional e espiritual.
Assim como ter um jardim bonito e saudável exige esforço e tempo, criar momentos em família também, mas com certeza o resultado compensa!
Houve um período que meu marido estava sobrecarregado com o trabalho, passando muitas horas longe de casa. Os meninos estavam sentindo isto, então comecei a pensar no que poderia fazer. Decidi levá-los pra almoçar com o papai, mas ao invés de simplesmente irmos a um restaurante, marquei de me encontrar com ele em um parque que fica perto do escritório dele. Acordei cedo, arrumei uma cesta de piquenique e fomos para o parque. Chegando lá, os meninos brincaram por algumas horas e, na hora do almoço, a grande surpresa: papai veio fazer piquenique conosco! Foi algo tão simples, mas ao mesmo tempo tão especial para nós como família. No meio de um tempo de pressão, aqueles 45 minutos juntos trouxeram alegria e refrigério!
Para termos momentos especiais com nossa família, não podemos esperar somente pelas férias de fim-de-ano, ou uma viagem cara para um hotel. Embora estas coisas sejam legais, nosso dia-a-dia não é feito deles. São os pequenos acontecimentos diários que estarão na memória dos nossos filhos. Um piquenique com o papai, andar de bicicleta em um fim-de-semana, preparar um bolo junto com a mamãe e depois lamber a tigela, ir a um parque de diversões com a família – são estas pequenas coisas do dia-a-dia que vão formar nosso álbum de memórias.
Acho muito legal a idéia das pequenas tradições ou costumes que cada família tem! É incrível como as crianças gostam e esperam ansiosas por estas ocasiões: Aqui em casa, por exemplo, na manhã de Natal sempre tiramos alguns minutos pra cantar algumas músicas de Natal juntos e ouvir a história do nascimento de Jesus! Nos aniversários, cada um de nós prepara um cartão (as crianças pintam um desenho, ou fazem um pequeno artesanato) pra dar ao aniversariante. O legal é como eles já sabem que quando chegar o aniversário deles, eles vão receber os cartões, e dias antes já começa a expectativa.
Não vamos deixar que as ervas daninhas do dia a dia dominem a nossa rotina familiar! Não vamos esperar somente por ocasiões especiais pra criar memórias em família; com um pouquinho de esforço e criatividade, é possível de coisas simples criar lindas memórias para nossos filhos e família. E quando aquele momento de dificuldade vier – pois eles sempre vem, – estas lembranças trarão o fortalecimento e a união para vencê-los!
“A cada dia das nossas vidas nós fazemos depósitos no banco de memórias de nossas crianças” Charles Swindoll
Gostou? Curta nossa página do face aqui
3 Comentários