A semana que tirei férias das pressões e cobranças

Abril 13, 2016 at 7:36 pm

Semana passada a escola dos meninos entrou em férias por uma semana (o “spring break” ou parada de primavera). Coincidentemente, meu marido precisou viajar a semana inteira por causa do trabalho. Quando percebi que a viagem dele e as férias escolares das crianças cairiam na mesma data, a princípio fiquei um pouquinho triste, mas depois tive uma idéia: vou tirar férias também!!! Não umas férias de viajar nem umas férias das crianças, porque isso seria impossível neste momento. Mas vou tirar umas férias de toda cobrança, de toda preocupação, de todos os compromissos de aulinhas e treinos e lição de casa, umas férias de limpar e organizar a casa, umas férias de estar preparando os meus filhos para o futuro e por uma semana inteira, vou apenas curtir o momento presente com meus filhos: sem pressa, sem “anda logo que estamos atrasados”, sem “isso é importante para o teu futuro”. Por uma semana inteira iria apenas celebrar nossas vidas, o momento que estamos vivendo agora, celebrar as pessoinhas maravilhosas que eles são exatamente agora.

A idéia veio depois de ler alguns textos como este:

“Eu noto que eu te pressiono demais, minha preciosa criança. Eu apenas quero o que é o melhor pra você – mas as vezes na minha preocupação e desejos eu me torno demasiadamente controladora, muito negativa e muito impiedosa, sempre te corrigindo e exigindo melhoras. Eu frequentemente me esqueço que você tem sua própria listinha de preocupações e dificuldades com as quais você precisa lidar todo dia. Cobrança que já é abundante em sua vidinha. Na escola, nas conversas e comparações entre os amigos, na necessidade de ser aceito no grupinho. Nos programas que você assite e na nossa cultura. Estresse e cobrança estão em sua cabeça e no coração. E no meio de tudo isso você se encontra, uma criança tentando viver uma infância que às vezes pode ser bastante complicada.

Mas hoje eu posso te ajudar, pelo menos um pouquinho: Hoje nós iremos para a sorveteria e a única coisa que vamos tentar entender é a melhor combinação dos sabores de sorvetes. E eu vou sentar perto de você para que você possa ver o amor que brilha nos meus olhos quando observo você. Eu vou te dizer quão orgulhosa sou de ser sua mãe. E vou te dizer que você não precisa fazer nada nem se transformar em nada além de quem você já é! E eu vou te dizer que eu te amo exatamente como você é!”  Rachel Macy Stafford -The Hands Free Revolution

Aproveitando as circunstâncias das férias escolares e da viagem do meu marido, decidi então tirar uma semana pra simplesmente amar os meus filhos, exatamente como eles são e aonde eles estão em sua caminhada. Por uma semana, não tivemos compromissos nem pressa. Não iria me cobrar nem cobrar meus filhos.

E assim foi: Sentávamos para tomar o café-da-manhã que durava uma hora, pois depois da comida líamos juntos e cantávamos algumas musiquinhas.

IMGP5498 IMGP5490 IMGP5292 IMGP5263

Fizemos muitos piqueniques no parque com amigos queridos. Comemos pipoca, jogamos bola até nos cansar. Os meninos me perguntaram qual desenho eu assistia quando era criança e me lembrei do He – Man. Juntos assistimos alguns episódios do He-Man, que até então eles nunca tinham ouvido falar. (Detalhe que agora o He-Man virou o super herói predileto de um deles e ele quer sua festa de aniversário com este tema. Hahaha).

Num dos dias, disse que iríamos fazer algo especial, então os levei ao parque do Lego que tem aqui em Atlanta. Mas desde que saí de casa, saí com um propósito definido: de que iria interagir e me divertir com eles, sem pressa nenhuma e sem roteiros. E assim foi. Fomos em todos os brinquedos que eles quiseram ir, repetimos um dos brinquedos 16 vezes (precisava ver a cara da senhora que cuidava da fila). E só saímos faltando 5 minutos pra fechar. Vocês precisavam ver a alegria dos meninos quando, puxando conversa com uma das funcionárias, dissemos que estávamos lá desde as 10:30 da manhã e já era 18:30, e ela respondeu que os únicos que ficavam lá tanto tempo eram os que trabalhavam lá: eles acharam o máximo e assim que saímos de lá, foram contar pro papai no telefone. Saíram de lá dizendo que foi um dos dias mais legais que eles podiam lembrar. Será que era por que o parque era tudo isso? Certamente não, já fomos em lugares com muito mais atrações. Mas acho que o motivo de tanta alegria foi porque eu fui com eles não para levá-los pra conhecer o legoland ou pra riscar um ítem da minha lista, tão pouco pra me sentir bem comigo mesma porque os levei a um lugar legal durante as férias e nem pra ter fotinhos pro facebook. Eu fui lá pra curtir aquele momento com eles! Fui para desfrutar dos meus filhos! Brinquei como criança, como um amiguinho brincaria com eles! Competimos em alguns jogos e fazia de conta que estava brava quando perdia um jogo, para delírio deles!

IMGK9031Confesso que esta semana foi um refrigério pra mim e para os meninos. Foi como um oásis pras nossas almas. Tantas vezes a correria da vida nos leva como uma enxurrada. Ficamos tão focados na nossa agenda, aonde temos que estar daqui a 20 minutos, no que temos de compromissos pra semana, nos afazeres do lar e nas responsabilidades escolares e do trabalho. Ficamos tão preocupados e desejosos de suceder no futuro e de que nossos filhos também sejam bem sucedidos lá na frente que nos esquecemos de piscar. Piscar e ver a beleza que estamos vivendo neste exato momento, o momento chamado agora, que por coincidência ou não se chama Presente. E deixamos este Presente jogado ali num cantinho do quarto, num cantinho das nossas vidas, enquanto corremos atrás do futuro. Por isso, de vez em quando, precisamos respirar fundo e piscar. Piscar e vagarosamente desembrulhar este Presente, chamado o momento agora, e simplesmente nos deleitar nele.

Gostou? Curta nossa página no face pra se conectar com outras mamães reais!

 

Share Button