3 Princípios que precisamos ensinar aos nosso filhos se quisermos que eles sejam abençoados
Todos pais querem que seus filhos sejam abençoados e cresçam em estatura e graça. Existem três princípios claros na Palavra que devemos ensinar aos nossos filhos para que eles cresçam debaixo da benção de Deus.
1)Temor ao Senhor. A Bíblia nos diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Se queremos que nossos filhos sejam sábios, precisamos ensiná-los o temor do Senhor. Mas o que é o temor do Senhor? Gálatas 6:7 diz: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá.” Deus é amor e misericórdia. A Palavra nos diz que Ele não nos trata conforme os nossos erros. Ao contrário, Ele afasta de nós nossos pecados. Por outro lado, isso não significa que podemos viver de qualquer jeito e achar que as consequências serão boas e precisamos ensinar isso aos nossos filhos. Precisamos ensinar sobre escolhas e consequências, sobre plantio e colheita. Precisamos ensinar nossos filhos que se eles são preguiçosos nos estudos, vão colher lá no futuro uma carreira ruim. Que se eles são egoístas, vão colher solidão. Que se eles fizerem más escolhas, colherão consequências ruins. A disciplina não deve ser feita sem que nossos filhos entendam o porque estão sendo disciplinados. A disciplina é uma consequência da má escolha que foi feita. Então diga isto claramente ao seu filho. “Filho, você está sendo disciplinado porque você mentiu. A mentira é uma péssima escolha. Quais são as consequências da mentira? Desconfiança. As pessoas já não acreditam em você. E porque eu não quero que você seja um mentiroso, e eu não quero que as pessoas duvidem do que você fala, eu estou te disciplinando”. O tempo todo temos oportunidades de mostrar aos nossos filhos o princípio do plantio e colheita, escolhas e consequências.
2) Obediência e honra aos pais. Quer que seus filhos tenham uma vida feliz, abundante e longa? Os ensine a obedecer e honrar o pai e a mãe, neste caso, você! A Bíblia repete este mandamento tanto no novo quanto no velho testamento. E quando a Bíblia repete algo devemos prestar atenção. “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”.
Quando nossos filhos desobedecem, sempre lembramos a eles que não podemos “deixar passar” sem corrigi-los porque amamos eles muito e queremos que tudo corra bem na vida deles. Também decoramos este versículo como família. E no dia a dia, ensinamo-os a sempre nos tratar com honra e respeito, por exemplo ajudando nos trabalhos de casa. Eles não limpam e cuidam apenas do quarto deles. Eles ajudam nas áreas comuns da casa e muitas vezes ajudam também servindo eu e meu marido, seja passando um pano no sapato do papai ou arrumando nossa cama. Não fazemos isso porque queremos explorá-los, mas porque queremos que eles aprendam a nos honrar para que tenham a benção de Deus.
3) Servir. Nós gostamos de ser servidos. Consideramos importante a pessoa que tem muito dinheiro, fama e empregados. Mas Jesus disse: “Não será assim entre vós. Ao contrário, quem desejar ser importante entre vós será esse o que deva servir aos demais.” Mateus 20:16. Não importa sua classe social nem que tipo de profissão você desenvolve ou quanto estudou. Servir é um estilo de vida. Nossos filhos aprendem a ser servos ao ver-nos servindo. Se você é uma médica, veja seus pacientes como “superiores” a você e pense: como posso usar meu dom para servir cada um deles? Se você é um professor, pense: qual a melhor forma de servir meus alunos? De ajudá-los a descobrir o melhor que está dentro de cada um deles? Da mesma forma, ensine seus filhos a servir o tempo todo. Em casa, ajudando na preparação do alimento. Na escolinha, ajudando o amiguinho novo a se adaptar. Na vizinhança, juntando um lixo que alguém deixou no chão. Servir significa trabalhar em favor de alguém e a Palavra é clara ao dizer que Jesus é nosso maior exemplo, e Ele veio para servir e não ser servido.
Gostou? Curta nossa página no face ou siga-nos no insta @blogmamaereal