“Eu escolho o papai em vez de você”. Especial Dia dos Pais
Dirigia com os meninos já fazia alguns minutos e eles insistiam com a pergunta: “mãe, você prefere ter um sapo ou um hamster de estimação?”. Respondi pelo menos umas 10 vezes que nenhum dos dois e eles não desistiam. “Não pode dizer ‘nenhum dos dois’, você tem que escolher um”, diziam.
Então resolvi me jogar de cabeça e arriscar grandemente, já sabendo que poderia sair “derrotada” , claro que tudo num tom de brincadeira.
_ “Vocês vivem me pedindo pra escolher entre algo e outro, mas nem sempre é assim. E se eu perguntar pra vocês quem vocês amam mais, eu e o papai, vocês não vão conseguir escolher, certo?”
Eu já sabia a resposta e ria por dentro vendo pelo retrovisor do carro os dois mais velhos se entreolharem como se dizendo: “falamos a verdade ou fingimos que não ouvimos?”
Até que um mais corajoso me olhou e falou: “não, isso não é certo! A gente prefere o papai, oras”
Fiz de conta que estava chorando e eles cairam na gargalhada e eu também. Honestamente, a resposta deles não me surpreendeu nenhum pouquinho nem me deixou triste.
Não tenho a mínima dúvida que meus meninos me amam. Eles correm pra mim assim que se metem em problemas, me dão abraços gostosos sem eu esperar e seus olhinhos brilham quando apareço de surpresa pra almoçar na escola com eles. Eu sei que eles não tem um preferido e nem amam o papai mais que eu, mas entendo que o tipo de relacionamento, de ligação que tem comigo e com o pai é diferente!
Não estou aqui pra criar uma teoria, afinal não sou cientista nem psicóloga, mas sei lá, me parece que o relacionamento de pai e filhos não é igual do de mãe e filhos. Eu sou a mãe. Eu sempre estou lá! Dá a impressão que meus filhos olham pra mim com aquele olhar de “essa já está no papo, eu não preciso conquistá-la”.
E embora meu marido seja um pai super presente e também ame incondicionalmente nossos filhos, vejo que os meninos sentem o desejo de impressioná-lo. Eles o admiram profundamente e querem ganhar sua admiração!
Então querido papai que está lendo este texto escrito por uma mulher: saiba que existe alguém nesse mundo que te admira profundamente. Existe alguém que te considera o maior super herói do mundo. Alguém que quer te impressionar, que quer ver teus olhos brilhar quando ele (a) faz um gol ou tira uma nota 10 na escola e precisa ouvir tuas palavras de afirmação.
Existe alguém que esta te observando o tempo todo, não pra te criticar ou apontar erros. Ele (a) te observa porque te admira e quer ser igualzinho a você!
Por isso Papai, neste dia dos Pais, te convido a ter coragem:
Porque é necessário ter coragem pra dizer não pros teu amigos de balada e ficar em casa ajudando sua esposa a trocar fralda de recém-nascido. Pra deixar o celular de lado e ir brincar com seu filho.
É necessário coragem pra ser diferente. Pra respeitar sua esposa quando ela não está presente e dizer não pra mulher do teu trabalho que fica se insinuando mesmo sabendo que seus amigos vão dizer que você é um bobão, afinal ninguém precisa ficar sabendo.
Deixa eu te dizer uma coisa, papai! Pode parecer contraditório, mas não é necessário coragem pra fazer o que alguns dos seus amigos estão fazendo e ainda se acham os espertos por isso! Não é necessário coragem pra trair, pra ser machista, pra se enfiar no trabalho e esquecer as necessidades emocionais de sua família! Não é necessário coragem pra ser mais um galinha, mais um que pula fora quando o barco começa a afundar, mais um que segue o esteriótipo das novelas. Isso qualquer um pode ser.
É necessário coragem, sim, pra ser diferente! Pra ser um homem de integridade, de caráter, que honra e cuida de sua família. Pra ser um pai que se dedica com amor diariamente aos seus filhos.
Não, homens não são todos iguais! Ainda existem homens que são dignos de ser imitados. Homens pra quais o Dia dos Pais faz todo sentido!
Feliz dia dos Pais e se você gostou do artigo, curta nossa página no face!
3 Comentários